terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Equipamentos elétricos e suas características de funcionamento

As propriedades elétricas e magnéticas muitas vezes passam despercebidas em nosso dia a dia. Contudo, elas são necessárias para a compreensão de inúmeros fenômenos presentes no cotidiano, especialmente na atualidade. 

O funcionamento de um motor elétrico, as informações gravadas nos pen drives e a produção de energia elétrica em grande escala dependem dessas interações. 
A eletricidade se tornou a principal responsável pela transformação ocorrida na sociedade moderna na virada do século XIX para o século XX. 

A eletricidade permite a realização de tarefas como iluminar, rotacionar e produzir imagens. É fundamental para um cidadão moderno, porém, é um bem de consumo caro, e deve ser bem utilizado. 

A eletricidade está muito presente na vida, desde os sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato), passando pelos fenômenos naturais até os objetos concretos, como o motor dos automóveis. 

O que diferencia um aparelho elétrico de outro é a transformação de energia elétrica em térmica, mecânica, luminosa e outras, além das diferentes finalidades. 

A energia térmica também constitui uma pequena parte da transformação de energia ocorrida, pois sempre há um aquecimento desses aparelhos. Portanto, podemos dizer que todo aparelho que transforma energia elétrica em outra forma de energia, que não seja exclusivamente térmica, é denominado receptor
Os equipamentos elétricos podem ser classificados em grupos: 

1. Resistivos: 
Se a energia elétrica for transformada apenas em térmica, o aparelho é denominado resistivo. 
São: chuveiro, secador de cabelo, cafeteira elétrica, aquecedor elétrico, lâmpada, torradeira, lâmpada fluorescente, ferro de passar. 

2. Motores: 
Possuem em seu interior um motor que transforma a maior parte da energia elétrica em mecânica, produzindo rotação em torno de um eixo. Apesar de aquecerem um pouco, a função desses aparelhos não é a mesma dos resistivos. 

Como nesses aparelhos não ocorre somente a transformação de energia elétrica em energia térmica, eles são chamados de receptores de energia nos circuitos. 
São: ventilador, furadeira, aspirador de pó, liquidificadores, batedeiras, aparelho de barbear, secador de cabelo, lavadora, geladeira

3. Comunicadores e Informativos: 
São considerados receptores de energia elétrica. A principal função é guardar informações, decodificá-las, transportá-las e servir a comunicação. Estão relacionados com o magnetismo e com ondas eletromagnéticas. 

Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora. 
São: televisão, computador, rádio, celular, telefone, microfone, DVD player, fita cassete. 

4. Fontes ou geradores: 
Fazem o inverso, fornecendo energia elétrica a partir de outras formas de energia como energia química ou energia potencial gravitacional. 

São: pilhas, baterias, tomada, bateria de carro, dínamo

Dedico o post de hoje ao meu aluno Ezequias Campos.

Fonte: Caderno do professor – Física, Ensino Médio, 3ª Série, Volume 1. São Paulo: Nova Edição, 2014 – 2017.  
Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aparelhos-eletricos.htm 
Fonte: http://fisicadocleber.blogspot.com.br/2009/03/aula-eletricidade-no-dia-dia.html

Um comentário: